No ano de 1971, o Supermercados Alio iniciou sua trajetória com uma pequena mercearia de 24m² na principal rua do comércio na cidade de Palmares Paulista, onde Santina Aparecida Alio e seu pai Octavio Alio comercializavam cereais, frutas, legumes e bebidas.

Em 1984, a pequena mercearia deu lugar a um mini-mercado, que na época chamava-se Nossa Senhora Aparecida, devido à necessidade de uma pequena ampliação física; foi necessário a contratação de seus primeiros funcionários, uma operadora de caixa e um entregador, que contava ainda com os integrantes de sua família.

Em 1993, o negócio passou por sua primeira grande ampliação, sendo que para isso utilizou-se um espaço de sua casa. Foi quando passou-se a chamar Supermercados Alio.

No ano de 2002, ocorreu a grande reinauguração, onde a loja foi totalmente modernizada, ganhando novas instalações para poder proporcionar aos seus clientes de Palmares Paulista e toda região o que existia de melhor em relação a experiência de compra em um supermercado.

Também em 2012, inicia-se a profissionalização da gestão, implantação de uma cultura organizacional, baseada em conceitos de gestão com a missão de conquistar posições estratégicas num cenário cada vez mais competitivo.

Em abril de 2013, o Supermercados Alio seguindo seu projeto de expansão inaugura sua segunda loja na cidade de Monte Azul Paulista-SP. Esta loja possui o que há de mais moderno em relação ao layout de seções e ambientação de ponto de venda, contando com uma área construída de 2.600m² e um estacionamento com capacidade para aproximadamente 70 veículos, oferecendo comodidade e o que há de melhor em variedades de produtos para nossos clientes.

Tudo isso para que "aqui os clientes sejam mais felizes".